Como organizar as minhas finanças pessoais e empresariais

Reestruturação financeira / quinta-feira, 07.03

Misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais é um erro muito comum dos empresários.

Às vezes um pequeno descuido é suficiente para as duas contas se tornarem uma coisa só, causando um enorme estrago.

Para evitar esse problema, vamos trabalhar com três temas nesse vídeo:

1. Gestão financeira do seu negócio

2. Matemática do seu negócio

3. Gestão de crises

Chamamos por gestão financeira o conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com: Planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras do pequeno negócio com o objetivo de obter melhores resultados e lucros maiores.

Administrar as finanças exige tempo, dedicação e conhecimento. É comum ver empresários pulando etapas e não dando a devida atenção para análise do cenário em busca da melhor solução para os problemas financeiros.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que você possa aprimorar a gestão financeira do seu negócio.

A primeira dica é saber qual o lucro real do seu negócio por mês e quanto você tem de despesas pessoais.

A próxima dica é: tenha contas bancárias diferentes.

Para falar da matemática do seu negócio, apresentamos duas possibilidades. Na primeira, se a empresa tem como te remunerar, escolha a melhor data para retirada desses recursos e não esqueça de planejar com antecedência para não atrapalhar o fluxo de caixa do seu negócio. Na segunda, caso a empresa não tenha condições, você vai precisar aumentar suas vendas até que a empresa consiga lhe remunerar conforme o seu planejamento. E aqui, basta fazer a conta inversa: é preciso adequar seu faturamento a sua necessidade financeira mensal. Para isso, recalcular os preços de vendas e investir em marketing podem ser de grande impacto para a empresa.

E por fim, chegamos ao terceiro tema: gestão de crises. Crises são complicadas e poucas empresas conseguem superá-las. Não existe uma fórmula mágica para superar toda e qualquer crise, mas alguns conselhos podem e ajudam bastante ao empresário mais atento.

Parece clichê, mas é preciso ter disciplina, persistência, vontade de superação e muita, muita ação. Em momentos de crise, é muito importante ter um controle bem apurado de todos os recursos que entram e saem da empresa.

Faça um fluxo de caixa diário ou semanal para que seja possível identificar as prioridades financeiras e tomar as medidas necessárias com antecedência.

Com esse vídeo apresentamos como é possível separar o que é seu e o que é da empresa. Mais do que isso, é necessário. Você e sua empresa só tem a ganhar.

Lembre-se: Conhecimento nunca é demais.

Acesse também:

Aprenda rápido e fácil, como formar o preço do produto e serviço

Pró-labore: O que é? Como calcular? Qual a diferença dele para o salário?