Aprenda rápido e fácil, como formar o preço do produto e serviço

Reestruturação financeira / quinta-feira, 28.02

Como formar o seu preço de venda?

Quais são os seus gastos?

Você sabe se está tendo lucro ou prejuízo ao formar o preço do seu produto ou serviço?

O assunto do vídeo é a formação do preço de venda, que será trabalhado em quatro partes, sendo elas:

1 – Conhecer os gastos fixos e variáveis do seu negócio;

2 – Entender o que é margem de contribuição;

3 – Calcular o preço de venda;

4 – Encontrar o ponto de equilíbrio operacional.

Fique ligado em tudo que você irá aprender com o vídeo COMO FORMAR O PREÇO DO PRODUTO E SERVIÇO.

Na primeira parte são abordados conceitos sobre gastos fixos e variáveis do negócio, além de identificar o erro comum do empresário: colocar como prioridade a qualidade do produto ou serviço, sem analisar que o sucesso não depende apenas desse único fator.

Como primeira dica a importância de separar o que é dinheiro da empresa e o que é particular.

Os gastos podem ser separados entre custos e despesas, nos quais consideram-se como custos os recursos utilizados para a produção de um bem ou um serviço; e como despesas quando os recursos são utilizados para a gestão do empreendimento.

Já os gastos são os recursos consumidos no empreendimento para comprar algum produto ou serviço para a produção e a gestão do negócio. Como definição de gastos fixos são os gastos que existem mesmo que nenhum produto ou serviço seja comercializado. Já os gastos variáveis: são gastos que só existirão caso ocorra produção e/ou comercialização de algum produto ou serviço.

Durante a explicação são apresentadas tabelas que auxiliarão o empresário a realizar as contas do seu próprio negócio.

Já na segunda parte do vídeo apresentam-se conceitos sobre margem de contribuição. O termo tem um significado igual ao termo ganho bruto sobre as vendas. Isso indica o quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas fixas e gerar lucro. Para encontrar a margem de contribuição, o empresário deverá fazer a seguinte conta: Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis).

Na terceira etapa do vídeo traz conteúdo relacionado ao cálculo do preço de venda. Além disso, apresenta-se ferramenta para calcular o preço de venda de produtos que têm seus preços iguais: o markup. Trata-se de um método de precificação com base no custo. Desta forma, o empresário pode trabalhar com mais de um markup por produto, dependendo do lucro a ser estimado.

Na quarta e última etapa, orienta o empresário a encontrar o ponto de equilíbrio. Após calcular o preço de venda do produto, conhecer a margem média praticada e saber os gastos fixos, será possível estimar quanto deve vender para não ficar no prejuízo. Calcular o ponto de equilíbrio operacional vai ajudar o empresário a ser vigilante sobre qual margem praticar e, também, no momento de rever os seus gastos.

E para finalizar apresenta-se como calcular o lucro através da fórmula: vendas totais menos gastos variáveis totais é igual à margem (sobra) total menos gastos fixos, que é igual ao lucro. Ao conhecer os gastos fixos e variáveis e estipulando a margem que se deseja alcançar, será possível formar o preço de venda.

Lembre-se: Conhecimento Nunca é Demais!

Leia mais:

Dicas para sair do vermelho!