Como vender com boleto bancário

O boleto bancário é uma opção de pagamento que representa um documento de cobrança transmitido pelo empresário ao cliente, principalmente nas vendas on-line para consumidores não adeptos a cartões de crédito.

As vendas utilizando esse meio de pagamento são fáceis, rápidas e com taxas menores que cartão de crédito. Existe padronização normatizada pelo Banco Central do Brasil.

Lembre-se que boleto bancário não é uma duplicata e, sim, um título de crédito. E, por ser um documento de cobrança, detém as características de ser exequível, de liquidez, sendo passível de cobrança judicial e de protesto.

Como funciona o boleto bancário:

  • Ter uma conta corrente habilitada numa instituição financeira
  • A empresa que emite é chamada de CEDENTE O cliente é chamado de SACADO
  • Possui 2 (dois) tipos de cobrança via boleto: sem registro e com registro
  • Possui 3 (formatos) de boleto: avulso, carnê e carnê simples

Tipos de cobrança

No momento em que decidir habilitar o serviço de emissão de boletos em sua conta, você pode optar por dois tipos básicos de boletos de cobrança: sem registro e com registro.

Sem Registro:

Os boletos de cobranças sem registro são gerados pela empresa (cedente). Não precisa enviar informações completas do cliente (Sacado), nem valor e prazo de vencimento ao banco. Fica a cargo do vendedor a responsabilidade de checar os dados referentes ao boleto, inclusive o vencimento de prazos pré-estabelecidos. O banco só cobra a taxa se o pagamento for confirmado. Então não está sujeito a protestos. Modelo que deverá sair de circulação.

Com Registro:

São boletos de cobrança, também, emitidos pela própria empresa (cedente). Porém, é obrigatório que o estabelecimento envie todas as informações correspondente a fatura que gerou o débito, como dados do cliente (sacado), preço e vencimento. É um tipo de cobrança que garante o protesto em casa de inadimplência. A taxa é cobrada no momento em que o documento é gerado.

Tipos de boleto

  • Boleto avulso: Indicados para empresas que vendem para pagamento em única parcela.
  • Carnê: Indicado para empresas que oferecem ao cliente condição de pagamento periódico pré-definido.
  • Carnê Simples: É um formato que dispensa a participação do banco. O estabelecimento gera o boleto independentemente e fica responsável pela cobrança.

Como emitir boleto bancário?

A emissão do boleto pode ser feita por meio do site da instituição bancária à qual você é filiado ou então via um aplicativo fornecido comumente pelo banco ou intermediador de pagamento.