É melhor comprar ou alugar um equipamento?
ALUGAR OU COMPRAR UMA MÁQUINA OU EQUIPAMENTO? QUAL O MELHOR PARA MINHA EMPRESA?

É comum para os empresários se depararem com uma dúvida no momento de adquirir um bem: é melhor comprar ou alugar? Aqui vamos avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção e listar os itens necessários para o cálculo do menor custo para a Empresa.
OPÇÃO ALUGAR:
– VANTAGENS
- Utilização em contratos temporários, quando o bem não será necessário após o término do contrato;
 - Manutenção por conta da Locadora, inclusive com reposição em caso de quebra, evitando o prejuízo com equipamentos obsoletos;
 - Utilização de equipamentos de ponta colocados à disposição pelas locadoras, o que pode contribuir para o aumento da produtividade da empresa em função dos avanços tecnológicos;
 - Acesso a uma variedade de modelos, sem precisar fazer estoque.
 
– DESVANTAGENS
- Elevação dos custos fixos, nos casos de atrasos da mensalidade, com o pagamento das multas contratuais;
 - Custos elevados de locação;
 - Falta de propriedade do bem. Ao final do contrato o bem não fica na empresa.
 
OPÇÃO COMPRAR:
– VANTAGENS
- Aquisição de um bem novo, voltado para as necessidades da empresa;
 - Preços e opções de parcelamentos atrativos com valores semelhantes às mensalidades do aluguel, gerando maior rentabilidade para a empresa;
 - A máquina ou equipamento passa a ser um patrimônio da empresa, e tem um valor de venda caso seja necessário ou conveniente se desfazer do bem. 
 - Não há custo mensal fixo, o que representa uma grande vantagem em períodos de baixa demanda.
 
– DESVANTAGENS
- Gastos elevados para adquirir o bem, que não se esgotam após o pagamento final, visto que ainda tem os custos de manutenção, reparos, inspeções, logística e armazenamento;
 - Despesas com a depreciação do bem, em função do desgaste com o tempo de uso, ou mesmo se o bem ficou obsoleto;
 - Falta de cuidado por parte dos colaboradores, que podem reduzir o tempo de vida útil do bem e aumentar as despesas com a depreciação e manutenção.
 
Então, na hora de decidir se vai se locar ou comprar um equipamento, é necessário analisar o  momento da empresa ( início das atividades, expansão, reforma), fazer uma avaliação de  riscos e considerar os efeitos a longo prazo, para determinar se a taxa de uso justiça ou não o investimento na aquisição do bem. E lógico, qualquer que seja a decisão a ser tomada, ela  deve ser incluída no planejamento financeiro e orçamentário da empresa.
ITENS NECESSÁRIOS PARA O CÁLCULO DO VALOR PRESENTE LÍQUIDO
– COMPRA: 
- Valor pago na compra do equipamento (incluso frete, seguro, impostos);
 - Valor pago para a manutenção, suprimentos, seguro.;
 - Taxa de juros da Instituição Financeira.;
 - Prazo de vida útil do bem estimado pelo empresário;
 - Prazo de vida útil do bem estimado pela Receita Federal (depreciação).*
 
*Para maiores informações consulte o site da Receita Federal.
– ALUGUEL:
- Valor da prestação do Aluguel;
 - Condições Contratuais;
 - Valores das parcelas;
 - Prazos para pagamentos;
 - Taxas de Juros;
 - Valores e taxas de multas.
 
Conhecendo essas informações, e com o auxílio de uma calculadora financeira, é possível para o empresário calcular o Valor Presente Líquido (VPL) na compra e no aluguel e, fazendo um comparativo entre os resultados, conhecer a opção que ofereça menor custo para a empresa.