Os termos financeiros mais usados no mercado!

Reestruturação financeira / quinta-feira, 16.05

Neste post trataremos 5+1 TERMOS FINANCEIROS que podem, e irão, alterar a forma como você administra as finanças no seu negócio.

É expressivo o número de pessoas que começam um negócio e não se detém em algumas ferramentas importantes da atividade empreendedora, fato também observado numa parcela significativa dos empreendedores mais veteranos. Seja pelo tempo escasso, pelo desconhecimento da parte conceitual e teórica dessa atividade, ou mesmo pela acelerada evolução desses conceitos e o surgimento cada vez mais frequente de inovações e transformações no universo empreendedor.

Não obstante, a quem o possui, tal conhecimento se mostra de grande utilidade, proporcionando não apenas uma identidade com a cultura empreendedora por meio da linguagem, como também, a ampliação do conjunto de ferramentas disponíveis na tomada de decisões, no planejamento estratégico e em momentos que porventura exijam soluções arrojadas.

1. Ticket Médio: é um indicador de performance das vendas, a palavra “ticket” se refere ao valor gasto em uma compra, ou seja, é a média em R$ gasto por pessoa (receita por pessoa) que comprou em sua empresa, o cálculo é feito da seguinte forma:

𝑇𝑖𝑐𝑘𝑒𝑡 𝑀é𝑑𝑖𝑜= 𝐹𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑜 𝑀ê𝑠𝑁º 𝑑𝑒 𝑃𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑜𝑚𝑝𝑟𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑜 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜

Sendo assim, o ticket médio reflete o modelo principal de aquisição de clientes. Saber o ticket médio da sua empresa te ajudará a decidir o quanto e como investir em prospecção de clientes.

2. Break even: é um indicador que ajuda a identificar o equilíbrio entre receitas e despesas. Como o próprio nome já diz, se trata de um “empate” entre as receitas e as despesas, ou seja é o ponto onde um negócio não perde e nem ganha, não há nem lucro nem prejuízo. Esse indicador é um dos principais índices que uma organização pode usar para mensurar o sucesso de sua estratégia.

3. Coworking: é um movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e colaborativa. Na prática, é um modelo de negócio onde empresas e profissionais de diferentes áreas compartilham o mesmo espaço físico.

4. Core Business: é o ponto forte de uma empresa ou negócio, ou seja, é a atividade principal que define e trás mais retorno para uma empresa. Conhecer o seu core business pode garantir que você aloque eficientemente os recursos disponíveis garantindo mais lucratividade e a identidade do seu negócio.

5. Escalabilidade: é a característica que tem um produto ou negócio que proporciona grande possibilidade de expansão sem aumentar na mesma proporção os custos. Em outras palavras, é escalável um negócio onde há o potencial de crescimento muito forte e pode até ser internacionalizado, sem necessidade de maiores investimentos.

6. Crowdfunding: é o ato de captar recursos financeiros para seu negócio através de um coletivo de pessoas, que podem ser fãs de sua marca, ou compartilharem dos mesmos ideais que você, enfim, pessoas que se sintam interessadas em apoiar seu projeto. Há diversas maneiras de captar recursos através de crowdfunding, como: divulgação em redes sociais, em plataformas especializadas, ou mesmo entre amigos e familiares.

Conhecendo esses termos você com certeza já teve diversos insights e sua curiosidade foi despertada para se aprofundar nessas definições.

Agora, separe o caderninho para anotações e assista mais um vídeo que irá detalhar todos esses termos:

SAIBA MAIS:

5 erros que fazem a SUA EMPRESA perder DINHEIRO

Dicas para sair do vermelho!